Quantcast
Channel: TERAPIA OCUPACIONAL INFANTIL JOHANNA MELO FRANCO
Viewing all 88 articles
Browse latest View live

Article 0


Palestra no Evidence Crefito-4 sobre Trajetória Profissional

$
0
0
Minha palestra no Evidence Crefito-4 sobre Trajetória Profissional


Curso de Medida de Processamento Sensorial SPM

$
0
0
Curso Medida de Processamento Sensorial SPM com Diane Parham
Eu e Dra. Diane Parham
Diane Parham, Márcia Rezende e Lívia Magalhães


Cobertor Ponderado

$
0
0



 Weighted blankets (cobertor ponderado) é uma manta de terapêutica que é feita com pesos para fornecer entrada proprioceptiva no corpo. A entrada proprioceptiva sensação profunda dos músculos, articulações e tendões que significa consciência da posição do corpo no espaço.



O cobertor ponderado pode ajudar seu filho dormir durante a noite, reduzir a ansiedade e estresse, diminuir a inquietação e irritabilidade e melhorar atenção.

 

O cobertor ponderado é indicado para as crianças com Transtorno Processamento sensorial, autismo, TDAH, Síndrome Down e outros. Antes, converse com a Terapeuta Ocupacional em Integração Sensorial do seu filho sobre o uso do cobertor ponderado.

Contato venda Shirley (31)97876421 

Revista Crefito-4 Práticas em Evidência Novembro\2016

$
0
0
Revista Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional- Crefito-4 mês de Novembro 2016 Práticas em Evidência.
Minha palestra Evidence sobre Trajetória Profissional

Article 0

$
0
0
Entrevista sobre os Marcos do Desenvolvimento Infantil com a Terapeuta Ocupacional Johanna Melo Franco no Programa Bom Dia Minas na Rede Globo no dia 2 de Dezembro 2016.
 Marcos do Desenvolvimento Infantil 0-1 ano

Sindrome Down e Integração Sensorial

$
0
0
 O uso da abordagem de Integração Sensorial pode beneficiar os processos de desenvolvimento de crianças com Down e contribuir de forma positiva com o tratamento médico e multidisciplinar, pois elas enfrentam, em sua maioria, problemas no processamento de estímulos sensoriais: vestibular, proprioceptivo, tátil, visual e auditivo.

A alteração do processamento nestes sistemas pode interferir de forma significativa na atenção, aprendizagem escolar e no desenvolvimento de habilidades motoras. A presença de hipotonia, hipermobilidade articular e comportamentos como a distração excessiva aos estímulos do ambiente e impulsividade são característicos dessas crianças. Indicam dificuldade no registro e modulação sensorial do processamento de informações vestibular, proprioceptiva, tátil e diante disso, justifica a necessidade da intervenção em Integração Sensorial.

Observa-se em crianças com este diagnóstico, comportamentos que assinalam o mau processamento vestibular e proprioceptivo, como por exemplo,  hipotonia, dificuldade na extensão do corpo e da cabeça contra a gravidade, controle postural, atrasos nas respostas posturais automáticas, tendência a buscar certos movimentos. Há dificuldade em sentir a posição do corpo no espaço e movimentar-se; atraso no desenvolvimento do feedback proprioceptivo e em geral, estas crianças apresentam movimentos mais bruscos, segmentados e com comportamento desajeitado. Muitas vezes apresentam dificuldade em perceber saciedade ou dor.

Para o sistema tátil, há evidência de problemas como a hiporrensponsividade, alteração na discriminação dos inputs táteis e da integração deles com os demais sistemas sensoriais. Dificuldade no desenvolvimento da percepção tátil o que implica numa baixa exploração dos objetos nos primeiras anos de vida, déficit na estereognosia e reconhecimento de formas. A importante lacuna nas experiências perceptuais contribuem nas dificuldades de aprendizagem e no atraso da aquisição de habilidades motoras, como por exemplo, padrões pobres de preensão e das habilidades funcionais das mãos.

Crianças com Síndrome de Down apresentam evidências no atraso do desenvolvimento da coordenação motora grossa e fina e a teoria da Integração Sensorial pode ajudar a explicar certos comportamentos e atrasos. As dificuldades que estas crianças enfrentam ao mover o corpo no espaço e processar informações sensoriais contribuem de forma negativa no desenvolvimento da ideação, planejamento e execução motora, implicando assim, numa baixa capacidade em organizar respostas motoras eficientes.

A terapia de Integração Sensorial pode beneficiar crianças com Síndrome de Down através de uma abordagem que prioriza o uso dos sistemas sensoriais de forma integrada com experiências vestibulares, proprioceptivas e tátil ao propor atividades funcionais que trabalham registro e discriminação tátil, movimentos que coordenam o corpo contra a gravidade, favorece integração bilateral, movimentos recíprocos, ideação e planejamento motor.

Além de trabalhar com habilidades motoras, as atividades na integração sensorial visam a auto regulação e modulação do nível de alerta ótimo. Esta abordagem utiliza um ambiente desafiador e seguro, com intuito de promover grande variedade de atividades que aumentam o repertório de interação e o processamento das informações sensoriais entre o corpo e o ambiente.

Fonte :http://www.integracaosensorialbrasil.blogspot.com.br/search/label
Fonte:http://topediatrica.blogspot.com.br/

Article 0

$
0
0
Encontro Brasileiro Motricidade orofacial UFMG
Alimentação com Viviane Fonoaudióloga, Letícia Nutricionista, Johanna Terapeuta Ocupacional e Patrícia Fonoaudióloga.
Palestra Johanna Franco Terapeuta Ocupacional sobre Integração Sensorial na Alimentação




Palestra Intergração Sensorial- Alterações sensoriais no processo alimentação

$
0
0
 3o-Congresso de Fonoaudiologia da UFMG Palestra Integração Sensorial- Alterações sensoriais no processo alimentação
Equipe Dr. Rubens Pediatra Dra. Camila Fonoudiológa Dra Johanna Terapeuta Ocupacional Dra. Letícia Nutricionista.

Article 2

$
0
0
De volta ao blog ! Novas postagens na área Terapia Ocupacional Infantil sobre desenvolvimento infantil, Integração Sensorial, dicas de brincadeiras e atividades motricidade fina e atividades de vida diária.
Gratidão por todos os meus seguidores.

Finger print

$
0
0


Finger print ou impressão de digital é uma maneira divertida de manter seus dedinhos ocupados e também estimular os movimentos isolados dos dedos




Materiais para as atividades Finger print
- uma almofada de carimbo
- ou tinta aquarela em pastilha estojo 
-folha de papel
-criatividade

para crianças pequenas. Imprimir um desenho preferido e pintar com tinta carimbo ou tinta aquarela em pastilha com os dedinhos isolados.

 Ensinar os números (noção de quantidades) com finger print ou impressão digital para estimular movimentos dedinhos isolados
imprimir passo a passo da atividade 
Ou livros finger print 





Hashi palitinhos japonês

$
0
0
Você conhece hashi?

Hashi são esses pauzinhos ou palitinhos
utilizados como talheres para pegar os alimentos em alguns países como Japão  e China

Para uma Terapeuta Ocupacional Infantil, hashi pode ser uma maneira bastante  divertida para ajudar a criança desenvolver as habilidades de coordenação  motora fina necessárias para melhorar preensão(pegada) no lápis para escrita.
Os dedos indicador, polegar e dedo médio são  importantes para criança movimentar os pauzinhos e apertar para pegar os alimentos.
Ajuda fortalecimento músculos dos dedos para melhorar coordenação motora fina.
Dicas de atividades com hashi pegar pedaços de frutas, macarrão, bolinhas de massa modelar ou pompons



Luva dos dedinhos

$
0
0
Luva dos dedinhos

Feito de Lycra ( ou uma meia) flexível e macio com dois  furinhos nos dedos indicador e polegar.
Pode ser para crianças destras ou canhotas.
É uma ferramenta importante para treinamento de habilidades motoras finas como movimentos isolados dos dedos indicador e polegar ( pinça fina)
Para melhorar preensão do lápis, fortalecer os músculos indicador e polegar, facilitar movimentos dedinhos para pinça fina como pegar objetos pequenos. 

Dicas de atividades colorir, desenhar, escrever, fazer colagem, pegar objetos pequenos como bolinha de gude, miçangas e bolinhas massa modelar

 
Converse com Terapeuta Ocupacional do seu filho para avaliar posicionamento e movimentação  dos dedinhos.

Bolinha de tênis para fortalecimento muscular

$
0
0
Bola de tênis

Cortar uma bola de tênis fazendo uma boca e colar ou desenhar os olhinhos. A atividade apertar a bola para abrir a boca e colocar objetos na boca
É preciso força para apertar a bola suficiente para que a bola se abra. Uso habilidade motora bimanual ( duas mãos) e outra mão coloca objetos pequenos ao mesmo tempo.
Fortalecimento músculos, habilidades motoras finas, uso bimanual e planejamento motor.

Jogos Munchy ball game ,Froggy Feeding Fun e Papa pets 


Pop tubes coordenação motora bilateral

$
0
0
Pop tubes
Pop tubes são tubos plásticos flexíveis e que se encaixam para criar diferentes formas. Uma ótima experiência sensorial  (tátil e proprioceptivo) e motora fina.
É uma ótima ferramenta para motricidade fina e um brinquedo multifuncional para criatividade e imaginação das crianças.

10 dicas de atividades Pop tubes

1- Cabo de guerra
2- Telescópio
3- Jogo de Argolas
4- Corrente de tubos e depois mexer no chão enquanto a outra criança precisa pular sobre corrente
5- Para crianças pequenas, coloque os tubos de plástico com caixas sensorias. Eles vão adorar colocar areia, feijão, arroz, água dentro dos tubos e deixar cair.
6- Puxe os tubos no nível do ombro ou acima da cabeça. Ótimo exercícios de força.
7- Telefone ( falar dentro do tubos)
8- Fazer pulseiras ou colares
9- Puxar os tubos mais rápido possível
10- Coordenação motora bilateral  um lado coloca os pompons ( com ou sem pinça) dentro dos tubos para cair  e outro lado estabiliza (segura o tubo com firmeza).



Tipos de pinças

$
0
0
Pinças
As pinças são ótimas ferramentas para desenvolver habilidades motoras fina. Temos uma variedade de pinças que oferecem uma ampla variedade de benefícios terapêuticos.
Converse com uma Terapeuta Ocupacional Infantil para indicação correta da pinça ( qual tipo de pinça, posicionamento punho e dedos e dicas de atividades)
As pinças são ótimas para desenvolver habilidades motora fina com pré- recorte e pré- escrita, fortalecimento músculos intrínsecos, treinar  separação dos dois lados da mão.

Tipos de pinças, dicas de atividades e jogos

$
0
0
Tipos de pinças e dicas de atividades

1- Postura sentada correta
2- Tipo pinça ( tamanho e resistência) importante indicação por profissional da pinça correta e tipo de materiais utilizados na atividade
3- Posicionamento do punho e dedos
4- Força dos dedos

Pegar os cubos com uma pinça grande e empilhar
Pegar as sementes com pinça fina. Números e noção de quantidades
Pescaria de números na água com pinça grande
Pegar bolinhas
Ou pompons
Jogos 


Pobre controle postural e dicas posturas adequadas

$
0
0

Sentar de qualquer jeito, com as costas curvadas, ombros caídos, cabeça torta, isto é o que estamos presenciando no dia a dia das crianças por longos períodos.
 Cuidar da postura das crianças  não é uma tarefa fácil. Quem nunca falou para uma criança “senta direito!”, “estica as costas !
Uma criança que possui controle postural adequado pode manter uma posição sentada na vertical sem sentir fadiga ou perder equilíbrio.

Uma criança que tem dificuldade postural como hipotonia muscular, fraqueza muscular, alterações sensorias ( vestibular e proprioceptivo) ,e dificuldade pequenos ajustes posturais, pobre consciência corporal terá uma grande dificuldade prestar atenção na atividade, dificuldade tarefas motricidade fina ( escrita) e pouco tempo permanência nesta postura.
Dicas de posturas adequadas
Assentos diferentes ou instáveis como bola ou almofada equilíbrio
Mesa e cadeira tamanho da criança com pés apoiados no chão
Evitar posturas "baixas" (sentar no chão) para crianças hipotonia muscular e alterações sensorias.
Praticar exercícios físicos regularmente para fortalecimento músculos.
Evitar posturas inadequadas por longos períodos do dia. Proporcionar outras posturas para brincar como em pé ou barriga para baixo
 ( prono)
Dica de postura sentada no chão




O que é movimentos isolados dos dedos? E dicas de brincadeiras

$
0
0
O que é movimentos isolados dos dedos?
  É capacidade isolar e usar os dedos, um de cada vez, em tarefas funcionais. Por exemplo, contar, digitar, folhear um livro, abotoar, abrir zíper e outras.
O isolamento dos dedos se desenvolve no bebê por volta 6 meses, eles começam a pegar pequenos pedaços de alimentos, depois apontar, e em seguida separa os dois lados da mão com manipulação das mãos.
O isolamento dos dedos é tão importante para as habilidades motoras finas principalmente destreza e manipulação.
Dicas de atividades para exercitar os movimentos isolados dos dedos
- pintura com dedos
-dedoche

- jogos com os dedos twister
Futebol
Música dos dedinhos
Ensinar linguagem gestual
Colocar objetos pequenos dentro recipiente
Manuseio botões, zíper e cadarço







Como fazer Squishy sensory bag?

$
0
0


Squishy sensory bag são sacos zip lock perfeitos para brincar sensorialmente sem bagunça.  
Eles são baratos, fáceis de fazer e não suja as mãos.

O  saco mole  é perfeito para praticar escrita das letras, números, desenhar figuras, formas.

Seu filho pode praticar movimentos de mãos e dedos para desenvolver habilidades motoras finas para escrita
Existem muitas maneiras diferentes de fazer sacos mole. Podem usar os seguintes materiais: cola, tinta, gel de cabelo, óleo de bebê e creme de barbear. 


Farinha, água e corante alimentar
Viewing all 88 articles
Browse latest View live